sábado, 24 de setembro de 2011

Mousse de frutos vermelhos.

Muito rápida de fazer e muito agradável, aqui fica esta sugestão para uma sobremesa com uma cor bonita e um sabor delicado retirada do livro " Aperitivos - Larousse 100% sabor, da EuroImpala.

A ideia dos copos foi uma experiência que pode ser melhorada se fizerem por exemplo camadas de mousse e fruta cortada em pedacinhos pequeninos ( brunoise ).


INGREDIENTES:

- 350g de frutos vermelhos como morangos, framboesas, mirtilhos, groselhas... frescos ou congelados (eu usei congelados).
- 4 folhas de gelatina.
- 40g de açúcar em pó (provavelmente mais, dependendo da acidez dos frutos).
- 160g de queijo creme (eu usei mascarpone).
- 2 claras.

PREPARAÇÃO:

- Se utilizarem frutos congelados esperem que descongelem.
- Ponham as folhas de gelatina a demolhar num pouco de água fria.
- Triturem os frutos com o açúcar ate obterem um puré. Reservem alguns frutos para decoração. ( Após este passo, se o puré tiver muitas grainhas terá que ser passado por um passador de rede.)
- Retirem uma colher de sopa do puré e aqueçam-no (pode ser no microondas). Adicionem a esse puré a gelatina bem escorrida e mexam até esta se dissolver completamente.
- Quando a gelatina estiver completamente dissolvida juntem ao restante puré.
- Adicionem ao puré o queijo-creme. (aconselho a usarem um copo triturador, uma bimby ou até mesmo a varinha magica).
- Batam as claras em castelo.
- Incorporem as claras, com movimentos suaves, na mistura de frutas e queijo-creme.
- Dividam a mistura pelos recipientes que escolherem e levem ao frigorifico de 4 a 6 horas.

Decorem com as frutas reservadas e...deliciem-se!

Nota: Depois de provar fiquei com a ideia de que umas gotas de água de rosas provavelmente teriam ficado bem...Se alguém experimentar depois digam-me como ficou.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um doce...com bolachas, chocolate, frutos secos e...mais umas coisas!

Pois, realmente, este doce não tem exactamente um nome, vi a receita num qualquer programa de televisão e decidi experimentar porque me pareceu delicioso e fácil de fazer, e de facto não me enganei, simples e bom!

Cortem fatias fininhas e ofereçam as visitas com o café como se fosse aquele chocolatinho que por vezes é oferecido, ou então cortem uma fatia a serio e comam ao lanche (ou façam como eu e cortem um bocadinho de cada vez que abrirem o frigorífico, lol!)



INGREDIENTES:

- 150g de chocolate de culinária picado.
- 200g de manteiga cortada em cubos.
- 3 c. sopa de natas.
- 1 c. sopa de açúcar.
- Cerca de 12 bolachas (as que preferirem, eu usei Maria) partidas em pedaços pequenos.
- Frutos secos a gosto (eu usei 50g de figos secos caseiros delicioso que comprei na rua quando estive em Portimão de ferias, cerca de 30 gramas de bagas Goji, cerca de 50 gramas de amêndoa partida e cerca de 50 gramas de caju, no entanto podem usar o que quiserem, a receita original recomendava também alperces e sultanas, sendo que os frutos de maiores dimensões devem ser cortados em pedacinhos e os cajus devem ser também partidos grosseiramente).

PREPARAÇÃO:

- Numa taça juntem as bolachas com os frutos secos e reservem.
- Numa panela aqueçam as natas até começarem a fervilhar.
- Juntem a manteiga e mexam para ajudar a derreter e ligar.
- Depois da manteiga derretida juntem o chocolate e retirem do lume. Mexam até o chocolate estar completamente derretido.
- Despejem  a mistura sobre as bolachas e envolvam de forma a que tudo esteja envolto em chocolate.

- Numa forma com aro amovível untem a base com manteiga e coloquem um circulo de  folha de alumínio do diâmetro da base..
- Despejem a mistura e espalhem de forma a ocupar toda a base e a ficar uniforme.
- Cortem mais um circulo de folha de alumínio ( com o mesmo diâmetro ) , untem com manteiga e coloquem sobre a mistura.
- Levem ao frigorífico um mínimo de 2 horas.
- Desenformem retirando o aro. Retirem a base da forma e a folha de alumínio.

E...está pronto a comer!  

sábado, 3 de setembro de 2011

Gelatina de frutos do bosque e champagne (mas a experiencia foi com chá verde, lol).

Pois bem, uma gelatina com uma apresentação diferente e que combina dois sabores clássicos - frutos do bosque (ou morangos de preferirem) e champagne. De facto a ideia original era justamente morangos e champagne, mas para experimentar (porque podia não correr bem) optei então pelos frutos do bosque congelados e chá verde, e a verdade é que a combinação ficou um espanto! Não estava nada à espera, portanto ao tentar desenvolver uma receita consegui criar duas. Agora usem a combinação que mais vos agradar.





INGREDIENTES:

Para a gelatina de frutos do bosque (ou morangos):

- 150g de fruta.
- 100ml de água.
- 1 ou 2 c. sopa de açúcar.
- 3 folhas de gelatina.

Para a gelatina de champagne:

- 500ml de champagne. (Temperatura ambiente)
- 6 folhas de gelatina.

PREPARAÇÃO:

- Aqueçam a água no microondas até ferver.
- Coloquem o açúcar na fruta.
- Deitem a água quente sobre a fruta, mexam para dissolver o açúcar e deixem a infundir cerca de meia hora, mexendo esporadicamente e maçerando ligeiramente os frutos para ajudar a libertar a cor e o sabor.
- Coloquem as folhas de gelatina a hidratar numa taça com água fria.
- Passem a fruta por um coador de rede de forma a libertar o liquido de qualquer resíduo solido (se estiverem a usar morangos podem optar por os reduzir a puré fazendo com ele a gelatina, nesse caso acrescentem mais uma folha de gelatina à receita).
- Aqueçam o liquido no microondas. Escorram a gelatina espremendo bem para tirar o excesso de água.
- Misturem a gelatina no liquido quente e mexam bem até estar completamente dissolvida.
- Molhem o interior de uma forma de bolo inglês ( a forma que eu usei é desse género mas com cerca de metade do tamanho das formas tradicionais). Forrem o interior da forma com película plastica  (o facto de estar molhada vai ajudar a aderir).
- Despejem o liquido na forma e levem ao frigorífico até estar bem solido (dependendo da quantidade que fizerem pode precisar de ficar de um dia para o outro).
- Depois de solida desenformem a gelatina com o auxilio da película plástica.
- Cortem a  gelatina em fatias no sentido do comprimente de aproximadamente 1cm de grossura (isto se duplicaram a receita para fazer mais de forma a conseguir um xadrez maior, se não mexeram na receita as quantidades que eu dou dá para uma camada de aprox. 1cm de espessura), e seguidamente, no sentido da largura da forma, essas fatias em palitos rectangulares de aproximadamente 1cm de lado.
- Reservem no frigorífico.

Preparem a gelatina de champagne.

- Colocar as folhas de gelatina a hidratar numa taça com água fria.
- Aquecer 100ml de champagne e dissolver a gelatina depois de escorrida e exprimida.
- Juntar o champagne com a gelatina ao restante champagne.

Montagem:

-Usando a mesma forma cobrir novamente o seu interior com película.
- Deitar uma fina camada de gelatina de champagne na forma (aprox. 0,5ml) e colocar no frigorífico até solidificar (deve ser rápido).
- Depois desta camada estar solida, colocar os palitos de gelatina de frutos deixando espaços alternados entre eles sendo os espaços de aproximadamente 1cm tal como os palitos.
- Despejar gelatina de champagne até tocar na borda superior dos palitos de gelatina de fruta mas sem os cobrir. Colocar no frio para solidificar.
- Repetir a operação alternando a posição dos palitos de forma a conseguir um xadrez e atá acabar os palitos e a gelatina de champagne não esquecendo que  na ultima camada a gelatina de champagne deve cobrir os palitos cerca de 0,5cm.
- Deixar no frigorífico de um dia para o outro. Desenformar com o auxilio da película e cortar de forma a revelar o efeito xadrez.

A decoração fica ao vosso gosto.