terça-feira, 25 de outubro de 2011

Olha eu na TV...


Ok, foi uma experiência bem divertida! Estar do outro lado das cameras e ter os famosos 15 minutos de fama, lol!

Obrigado a todos pelos comentários que me deixaram e por terem visto o programa.

Para quem não conseguiu ver aqui fica, eu e a Rute aparecemos mais a meio.
A verdade é que realmente antes de entrar fica-se um bocadinho nervoso, mas depois de começar tudo melhora, até porque tudo foi muito facilitado pela simpatia de todo o pessoal.
Só tive pena de não ter divulgado mais o blog, lol, mas ainda vou tratar disso!

Foi de facto uma experiência unica; agora, eu já vi mas acho que não vou voltar a ver, lol! A televisão não me favorece!






quarta-feira, 19 de outubro de 2011

1 ano de blog e uma noticia surpreendente!




Pois é, deixei passar a data e nem sequer fiz uma receitinha especial! Dia 17 deste mês o "Enfermeiro na Cozinha" fez 1 ano! Quando comecei nunca pensei que um ano depois estivesse aqui, com tantos amigos entre os que me seguem e os que simplesmente me visitam, no entanto é a todos vocês que agradeço, são os vossos comentários, as vossas visitas, a vossa amizade o motor deste blog. Se é certo que passo as vezes mais tempo do que aquele que eu desejaria sem publicar nada ou sem sequer visitar os vossos cantinhos, também é certo que este mundo especial que todos partilhamos já faz parte de mim e em momento algum é esquecido. Infelizmente por vezes a disponibilidade e o tempo não são os desejados!

Seja como for OBRIGADO!

Entretanto, nesta mesma semana, tive uma noticia inesperado e surpreendente! Dia 25 deste mês vou ser convidado do programa da manha da SIC - "Querida Júlia", eu e a Rute vamos lá estar para falar sobre os meus cozinhados.
Não podia pedir melhor prenda para o aniversario do blog!

sábado, 8 de outubro de 2011

Francesinha...

Pois bem, uma receita bem portuguesa e que eu adoro. Nunca me tinha atrevido  a fazer porque o segredo está no molho e tinha algum receio de não conseguir que este tivesse o sabor a que eu estou habituado, mas enfim, a vontade foi mais forte e resolvi arriscar, e a verdade é que ficou muito bom. É rápida de fazer e uma maravilha, correu tão bem que já repeti!



INGREDIENTES: (2 pessoas)

Para o molho:
- 1 cerveja mini.
- 1 caldo de carne.
- 25g de manteiga.
- 2 c.sopa de whisky.
- 1 c.sopa de farinha maisena.
- 2 c. sopa de polpa de tomate.
- 250ml de leite.
- 2 c. sopa de mostarda.
- 2 c. sopa de ketchup.
- Piri - piri a gosto. (Eu acrescento uma c. sopa de mostarda picante que é horrível para comer simples mas óptima para dar um toque picante à comida.)

Para a francesinha:

- 1 bife de vaca.
- 4 salsichas.
- 4 fatias de pão de forma.
- 2 linguiças.
- 4 fatias de queijo.

PREPARAÇÃO:

- Comecem por trabalhar o bife. Limpem toda a gordura e batam-no ate ficar bem fininho e com aproximadamente o dobro do tamanho. Cortem ao meio, temperem com um pouco de sal e pimenta e reservem.
- Façam o molho: Comecem por dissolver a maisena no leite.
- Numa panela misturem todos os ingredientes e levem a lume baixo mexendo constantemente ou com muita frequência ate todos os ingredientes estarem ligados e o molho engrossar. Se engrossar demais juntem uma pequena quantidade de água.
- Entretanto tratem dos restantes ingredientes: Cortem as salsichas ao meio no sentido do comprimento e reservem.
- Tirem a pele das linguiças, cortem-nas ao meio no sentido da largura e novamente ao meio no sentido do comprimento. ( Devem ficar com oito pedaços iguais de linguiça.)
- Numa frigideira coloquem um pouco de azeite e deixem aquecer bem. Quando bem quente coloquem os bifes. (Como devem estar bem batidos e muito finos cerca de 30s de cada lado é suficiente.) Reservem.
- Quando o molho estiver pronto liguem o forno no máximo.
- Passem o molho por um passador de rede para retirar qualquer grumo que se possa ter formado.
- Em dois recipientes que possam ir ao forno montem as francesinhas. Coloquem uma fatia de pão, o bife, quatro metades de salsicha, 4 pedaços de linguiça e terminem com nova fatia de pão. Cubram esta fatia de pão com as fatias de queijo. Despejem o molho por cima do queijo ate que o molho cubra a fatia de pão que está no fundo.
-Baixem a temperatura do forno para 180 e coloquem as francesinhas, deixem ficar até o queijo estar bem derretido mas sem tostar (aprox. 5 minutos.).

Retirem do forno e deliciem-se! (Cuidado que está quente! lol!)