quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mini tartelettes de creme de tomate.

Terrível! Ando a falhar imenso na minha actividade de blogger, mas a verdade é que não tenho tempo!
Estou na recta final do curso que mistura estagio que vai quase até ao final, com o trabalho de monografia e mais outros trabalhitos menores mas que têm que ser feitos.
Por isso peço que me perdoem pela minha ausência tanto no meu blog como nos vossos, uma vez que apesar de os espreitar de vez em quando não tenho deixado qualquer comentário.

Mas vamos lá, estou de férias e apesar de ter imenso para fazer resolvi que tinha que postar pelo menos 3 receitas durante esta época, alem disso não se esqueçam de visitar o meu outro blog Enfermeiro no restaurante que em breve também irá ser actualizado com varias novidades.

Esta receita que trago agora é assim uma espécie de petit four, ideal para acompanhar o chá das 5, para o café de final de refeição ou simplesmente (como no meu caso) para oferta.



Então, primeiro a massa:

INGREDIENTES:

- Farinha - 500g
- Manteiga - 700g (Temperatura ambiente)
- Amêndoa ralada - 320g
- Gemas - 160g
- Açúcar em pó - 360g

(ATENÇÃO - Eu só fiz um quarto da receita e deu para cerca de 40 mini-tartelettes)

PREPARAÇÃO:

- Batam a manteiga com o açúcar.
- Depois de bem macia a manteiga, vão acrescentando aos poucos as gemas.
- Juntem a farinha com a amêndoa.
- Acrescentem lentamente enquanto continuam a bater.
- Reservem à temperatura ambiente.

Para o creme de tomate:

INGREDIENTES:

Fase 1
- Um pacote de aprox. 200ml de polpa de tomate.
- 400g de açúcar.

Fase 2
- 40g de farinha.
- 40g de água.
- 5 gemas
- Uma noz pequena de manteiga (aprox. 10g)

PREPARAÇÃO

- Levem os ingredientes da Fase 1 ao lume, mexendo ligeiramente no inicio para misturar o açúcar e deixando depois até atingir 105º C (Retirar aos 102ºC porque a temperatura tem tendência a continuar a subir mais um pouco depois de se retirar do lume).
- Da Fase 2, diluir a farinha na água e juntar as gemas, mexer bem. Reservar a manteiga.
- Juntem muito  lentamente a mistura de tomate e açúcar à mistura das gemas mexendo constantemente para não ficarem com ovos mexidos.
- Depois de tudo misturado voltem a meter a mistura na panela e levem a lume médio até começar a engrossar, mexendo constantemente, nessa altura juntem a manteiga e retirem do lume continuando a mexer durante mais cerca de 5 minutos até a temperatura baixar.
- Reservem.

- Com a ajuda de um saco de pasteleiro encham formas pequeninas (eu usei formas de mini-queques) até um terço da capacidade.
- Levem ao forno a 180º cerca de 10 minutos, nessa altura a cozedura vai estar sensivelmente a meio. Com a ajuda de uma rolha de cortiça façam pressão no centro da massa de forma a criar a cavidade onde vão depois por o creme. Levem ao forno novamente mais cerca de 10 minutos ou até estarem douradinhos por cima. no rebordo.
- Retirem do forno, retirem imediatamente da forma virando-a ao contrario (cuidado que neste momento ainda estão muito frageis).
- Encham novamente as formas e repitam o processo até esgotarem a massa.
- Em seguida, com a ajuda de um saco de pasteleiro (eu usei uma seringa) coloquem nos pequenos recipientes de massa o creme de tomate e levem ao frio cerca de meia hora para solidificar um pouco.
- Retirem do frio e coloquem sobre cada mini-tartelette umas pedrinhas de sal grosso.

Como sugestão (que eu experimentei apesar de nas imagens não estar) podem por sobre cada tartelette um pedacinho de abacate.

Espero que gostem! Cá por casa e entre os amigos foram um sucesso.