Bom, estou de volta! O meu querido computador que tem sido tão abusado finalmente cedeu e ficou "doente". Infelizmente, tal como no sistema nacional de saúde, há listas de espera e por isso só ontem é que este meu amigo me foi entregue já completamente recuperado. Durante este periodo quase não vim ao meu blog, primeiro porque não tinha disponivel o "equipamento" e segundo porque foi simultaneo com uma epoca stressante - a saida das notas das frequencias e a escolha dos locais de estagio - Quanto as notas...As cadeiras estão todas feitas e não tenho que ir a exame a nada :) Os locais de estagio... Bom começo pela pediatria no Hospital Amadora-Sintra, depois, em obstetricia vou para a Clinica de Sto. Antonio na mesma zona, e termino na CAT de Xabregas... Portanto, vamos esperar que tudo corra bem.
Mas chega desta conversa, o que interessa é que estou de volta para continuar a publicar as minhas experiencias e visitar as vossas novidades.
Regresso com uma sobremesa bem boa para que gosta de coisa bem doces.lol.
PAVLOVA - Uma receita supostamente criada por um chef australiano depois de ter assistido à performance da famosa bailarina russa Anna Pavlova.
Não é dificil de fazer, mas nem sempre o resultado é perfeito, esta que eu fiz (depois de algumas outras tentativas) ficou razoavel; muito leve, derrete-se assim que entra na boca! Muito bom! Não conhecia esta sobremesa! A inspiração veio de um programa da SIC Mulher - Master Chef Australia - que por acaso é bem interessante. Pena que Portugal não compre estes formatos de programas, tenho a certeza que entre a população da blogosfera arranjavam concorrentes e apoiantes.
Ao contrario do que diz a receita original, para o recheio eu usei um merengue com um pouco de polpa de morango. (prefiro do que as natas).
INGREDIENTES
4 claras de ovo.
16 c.sopa de açucar.
1 c. chá de vinagre de vinho branco.
2 c. chá de maisena.
1 c. chá essencia de baunilha
200 ml de natas para bater
2 colheres de sopa de açúcar em pó
6 morangos transformados em polpa + alguns morangos para enfeitar.
PREPARAÇÃO
1 - Em banho-maria misturar o açucar com aproximadamente metade das claras e mexer sem parar (para que as claras não cozam) até o açucar derreter e se formar uma pasta (a mistura não chega a aquecer).
2 - Numa taça de vidro bater esta mistura até começar a levantar, nessa altura e sem parar de bater acrescentar lentamente o resto das claras. Bater ate formar picos firmes.
3 - Juntar a maisena e ligar a batedeira durante alguns segundos só para envolver bem. Proceder da mesma forma com o vinagre e a essencia de baunilha.
4 - Despejar a mistura sobre um tabuleiro de forno coberto com papel vegetal. Com uma espatula dar-lhe uma fórma "circular" e relactivamente alta.
5 - Pré-aquecer o forno a 150º. Colocar o tabuleiro e deixar ficar 30 minutos. Desligar o forno e deixar a pavlova no interior até arrefecer. Pode-se entreabrir a porta do forno.
6 - Depois de fria, bater as natas com o açúcar em pó até ficar em chantilly e colocar sobre a pavlova. Envolver no chantilly a polpa de morango (qualquer outra fruta pode ser usada). Decorar a gosto com os morangos.
Agora é só servir e...pedir mais!
ai que pecado tao bommmmmmmmm!!!!!!!
ResponderEliminarOlá Sérgio,
ResponderEliminarBem eu também vi esse programa da Pavlova...
Esta tua ficou espectácular... eu nem imagino qual o sabor!! :D
Beijinhos
Parabéns!
Tudo a correr bem no estágio e ainda bem que te safaste nas cadeiras todas.
Sarinha
ainda bem que já estás de volta outravez para nos trazeres as tuas experiências deliciosas.
ResponderEliminarAinda bem que está tudo a correr como desejas na tua vida profissional, parabens.
Quanto à tua pavlova ficou estupenda, eu tambem vi esse programa e gostei muito, aliás deve dar hoje se não estou enganada. Mas apercebi-me que os concorrentes tiraram logo a pavlova do forno e enfeitavam-na, deve ser talvez daqueles milagres que fazem na tv,lol.
Olha muitos parabens para a tua pavlova a consistencia ficou bem parecida às da tv.
beijinhos
Ficou com um belíssimo aspecto, como fica, aliás, tudo o que tenho visto por aqui. Beijinhos, Ilídia
ResponderEliminarFicou fantástica.
ResponderEliminarMuito apetitosa e gulosa.
http://asvezescozinheira.blogspot.com
Que aspecto fantastico, já me esta a crescer água na boca, tenho que experimentar. Quanto aos estágios, boa sorte e que corra tudo bem.
ResponderEliminarNunca fiz por medo mas depois de ver a tua vou levar a tua receita, essa fatia está divinal. Parabéns pelas cadeiras feitas, sabe tão bem poder respirar sem ter que ir a exames :)
ResponderEliminarAQUI ESTA UMA COISA QUE EU GOSTAVA DE FAZES MAS TENHO MEDO QUE ME SAIA MAL.
ResponderEliminarADOREI O TEU FICOU LINDO, ESSA FATIA É PARA MIM?
BJS
Primeiro que tudo parabéns pelos resultados das cadeiras e boa sorte para o estágio :)
ResponderEliminarQuanto à Pavlova, também vi o programa e concordo que bem podia ser um formato a trazer para Portugal. Acho a Pavlova uma sobremesa linda e que deve ser deliciosa (nunca provei), mas penso sempre q é areia a mais para a minha camioneta. Talvez um dia destes calhe.
Beijinhos
É um dos meus doces preferidos, a doce pavlova sempre bem vinda!Perfeita, suave, deliciosa!
ResponderEliminarWelcome back! A tua Pavlova ficou um espanto! Ainda só tentei fazer uma vez, e ñ saiu mt bem, apesar de ter ficado saborosa.. Agora qd regressar o calor, vou arriscar de novo e fazer a ver cm sai.
ResponderEliminarolá,
ResponderEliminarSérgio
Em primeiro lugar parabéns por ter te corrido tudo bem nos teus exames espero que os estáguio corram muito bem também.
Quanto a esta maravilha que aqui trazes é de fazer mesmo crescer água na boca, já sentia falta das tuas receitas.
Beijinhos
Olá Sérgio,
ResponderEliminarBoa sorte para os estágios. Conheço algumas pessoas que trabalham no H.Amadora. Prepara-te que aquilo é dose, é muito é tudo. O nº de doentes supera qualquer hospital de Lisboa. O lado bom segundo me dizem é que vais apanhar de tudo e para a experiência isso é muito bom. A clínica S. António é perto mas é um ambiente mais calmo.
A pavlova nunca fiz mas a tua está com muito bom aspecto. As nossas próprias receitas podemos sempre ir melhorando com pequenos ajustes.
Um abraço.
vejo sp esse programa :) concordo ctg, deviam trazer este formato para portugal!! a tua pavlova ficou mm linda :P terias concerteza sido aprovado pela Donna Hay naquele dia ;) eheheh bjs*
ResponderEliminarParabéns Sérgio pelo teu sucesso....Essa pavlova está linda!!!EU adoro merengue e troco um bom chocolate por uma taça de merengue bem docinho!!!
ResponderEliminarBjoka
RIta
Parabéns Sérgio!
ResponderEliminarBom a tua pavlova está perfeita, vou ficar com essa fatia:)))
Beijinhos.
Uma sobremesa bem gulosa!
ResponderEliminarParabéns pelos sucessos todos. Já não me meto em cozinhados, muito menos de doces. Mas gosto de ver estas habilidades. Abraços e continuação de sucessos.
ResponderEliminartambém fiz uma pavlova, mas inspirei-me na Nigella.
ResponderEliminarficou muito boa, os ingredientes são identicos a esta, mas a preparação é ligeiramente diferente.
boa sorte no estágio!
Amei a idéia! Nunca tinha visto este doce!
ResponderEliminarVou tentar fazê-lo em breve... ficou lindo e eu adoro morango.
Ah, minha irmã é uma ótima enfermeira e passou também pela fase dos estágios...
Boa sorte nos seus!
Bjo,
Talita Cristina
SAI UMA FATIA AQUI PARA A MESA DO CANTO:o) HUMMMMM..QUE DELÍCIA!!BJS LINA
ResponderEliminar