sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pavlova!

Bom, estou de volta! O meu querido computador que tem sido tão abusado finalmente cedeu e ficou "doente". Infelizmente, tal como no sistema nacional de saúde, há listas de espera e por isso só ontem é que este meu amigo me foi entregue já completamente recuperado. Durante este periodo quase não vim ao meu blog, primeiro porque não tinha disponivel o "equipamento" e segundo porque foi simultaneo com uma epoca stressante - a saida das notas das frequencias e a escolha dos locais de estagio - Quanto as notas...As cadeiras estão todas feitas e não tenho que ir a exame a nada :) Os locais de estagio... Bom começo pela pediatria no Hospital Amadora-Sintra, depois, em obstetricia vou para a Clinica de Sto. Antonio na mesma zona, e termino na CAT de Xabregas... Portanto, vamos esperar que tudo corra bem.
Mas chega desta conversa, o que interessa é que estou de volta para continuar a publicar as minhas experiencias e visitar as vossas novidades.
Regresso com uma sobremesa bem boa para que gosta de coisa bem doces.lol.

PAVLOVA - Uma receita supostamente criada por um chef australiano depois de ter assistido à performance da famosa bailarina russa Anna Pavlova.
Não é dificil de fazer, mas nem sempre o resultado é perfeito, esta que eu fiz (depois de algumas outras tentativas) ficou razoavel; muito leve, derrete-se assim que entra na boca! Muito bom! Não conhecia esta sobremesa! A inspiração veio de um programa da SIC Mulher - Master Chef Australia - que por acaso é bem interessante. Pena que Portugal não compre estes formatos de programas, tenho a certeza que entre a população da blogosfera arranjavam concorrentes e apoiantes.

Ao contrario do que diz a receita original, para o recheio eu usei um merengue com um pouco de polpa de morango. (prefiro do que as natas).




INGREDIENTES

4 claras de ovo.
16 c.sopa de açucar.
1 c. chá de vinagre de vinho branco.
2 c. chá de maisena.
1 c. chá essencia de baunilha
200 ml de natas para bater
2 colheres de sopa de açúcar em pó
6 morangos transformados em polpa + alguns morangos para enfeitar.

PREPARAÇÃO

1 - Em banho-maria misturar o açucar com aproximadamente metade das claras e mexer sem parar (para que as claras não cozam) até o açucar derreter e se formar uma pasta (a mistura não chega a aquecer).
2 - Numa taça de vidro bater esta mistura até começar a levantar, nessa altura e sem parar de bater acrescentar lentamente o resto das claras. Bater ate formar picos firmes.
3 - Juntar a maisena e ligar a batedeira durante alguns segundos só para envolver bem. Proceder da mesma forma com o vinagre e a essencia de baunilha.
4 - Despejar a mistura sobre um tabuleiro de forno coberto com papel vegetal. Com uma espatula dar-lhe uma fórma "circular" e relactivamente alta.
5 - Pré-aquecer o forno a 150º. Colocar o tabuleiro e deixar ficar 30 minutos. Desligar o forno e deixar a pavlova no interior até arrefecer. Pode-se entreabrir a porta do forno.
6 - Depois de fria, bater as natas com o açúcar em pó até ficar em chantilly e colocar sobre a pavlova. Envolver no chantilly a polpa de morango (qualquer outra fruta pode ser usada). Decorar a gosto com os morangos.

Agora é só servir e...pedir mais!

21 comentários:

  1. Olá Sérgio,
    Bem eu também vi esse programa da Pavlova...
    Esta tua ficou espectácular... eu nem imagino qual o sabor!! :D

    Beijinhos
    Parabéns!

    Tudo a correr bem no estágio e ainda bem que te safaste nas cadeiras todas.

    Sarinha

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que já estás de volta outravez para nos trazeres as tuas experiências deliciosas.
    Ainda bem que está tudo a correr como desejas na tua vida profissional, parabens.
    Quanto à tua pavlova ficou estupenda, eu tambem vi esse programa e gostei muito, aliás deve dar hoje se não estou enganada. Mas apercebi-me que os concorrentes tiraram logo a pavlova do forno e enfeitavam-na, deve ser talvez daqueles milagres que fazem na tv,lol.

    Olha muitos parabens para a tua pavlova a consistencia ficou bem parecida às da tv.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um belíssimo aspecto, como fica, aliás, tudo o que tenho visto por aqui. Beijinhos, Ilídia

    ResponderEliminar
  4. Ficou fantástica.
    Muito apetitosa e gulosa.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto fantastico, já me esta a crescer água na boca, tenho que experimentar. Quanto aos estágios, boa sorte e que corra tudo bem.

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz por medo mas depois de ver a tua vou levar a tua receita, essa fatia está divinal. Parabéns pelas cadeiras feitas, sabe tão bem poder respirar sem ter que ir a exames :)

    ResponderEliminar
  7. AQUI ESTA UMA COISA QUE EU GOSTAVA DE FAZES MAS TENHO MEDO QUE ME SAIA MAL.
    ADOREI O TEU FICOU LINDO, ESSA FATIA É PARA MIM?
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Primeiro que tudo parabéns pelos resultados das cadeiras e boa sorte para o estágio :)
    Quanto à Pavlova, também vi o programa e concordo que bem podia ser um formato a trazer para Portugal. Acho a Pavlova uma sobremesa linda e que deve ser deliciosa (nunca provei), mas penso sempre q é areia a mais para a minha camioneta. Talvez um dia destes calhe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É um dos meus doces preferidos, a doce pavlova sempre bem vinda!Perfeita, suave, deliciosa!

    ResponderEliminar
  10. Welcome back! A tua Pavlova ficou um espanto! Ainda só tentei fazer uma vez, e ñ saiu mt bem, apesar de ter ficado saborosa.. Agora qd regressar o calor, vou arriscar de novo e fazer a ver cm sai.

    ResponderEliminar
  11. olá,
    Sérgio
    Em primeiro lugar parabéns por ter te corrido tudo bem nos teus exames espero que os estáguio corram muito bem também.
    Quanto a esta maravilha que aqui trazes é de fazer mesmo crescer água na boca, já sentia falta das tuas receitas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Sérgio,
    Boa sorte para os estágios. Conheço algumas pessoas que trabalham no H.Amadora. Prepara-te que aquilo é dose, é muito é tudo. O nº de doentes supera qualquer hospital de Lisboa. O lado bom segundo me dizem é que vais apanhar de tudo e para a experiência isso é muito bom. A clínica S. António é perto mas é um ambiente mais calmo.

    A pavlova nunca fiz mas a tua está com muito bom aspecto. As nossas próprias receitas podemos sempre ir melhorando com pequenos ajustes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. vejo sp esse programa :) concordo ctg, deviam trazer este formato para portugal!! a tua pavlova ficou mm linda :P terias concerteza sido aprovado pela Donna Hay naquele dia ;) eheheh bjs*

    ResponderEliminar
  14. Parabéns Sérgio pelo teu sucesso....Essa pavlova está linda!!!EU adoro merengue e troco um bom chocolate por uma taça de merengue bem docinho!!!

    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Sérgio!
    Bom a tua pavlova está perfeita, vou ficar com essa fatia:)))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelos sucessos todos. Já não me meto em cozinhados, muito menos de doces. Mas gosto de ver estas habilidades. Abraços e continuação de sucessos.

    ResponderEliminar
  17. também fiz uma pavlova, mas inspirei-me na Nigella.
    ficou muito boa, os ingredientes são identicos a esta, mas a preparação é ligeiramente diferente.

    boa sorte no estágio!

    ResponderEliminar
  18. Amei a idéia! Nunca tinha visto este doce!
    Vou tentar fazê-lo em breve... ficou lindo e eu adoro morango.

    Ah, minha irmã é uma ótima enfermeira e passou também pela fase dos estágios...
    Boa sorte nos seus!

    Bjo,
    Talita Cristina

    ResponderEliminar
  19. SAI UMA FATIA AQUI PARA A MESA DO CANTO:o) HUMMMMM..QUE DELÍCIA!!BJS LINA

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita!
Todos os comentarios, opiniões e sugestões são bem vindas.