domingo, 28 de novembro de 2010

"Pudding" de Caramelo e Croissant

O "Pudding" é tipicamente inglês, e existem 1001 variedades! Esta receita é da Nigella Lawson e apareceu na revista "Food & Wine" deste mês. Esta revista é a que patrocina o Famoso Reality Show americano "Top Chef" que recomendo vivamente que vejam porque se aprende muito.
Mas voltando à sobremesa, nunca tinha tentando, e apesar de ter semelhanças com um pudim de pão, não sabia que sabor esperar, por isso quando provei fiquei surprendido. Nada enjoativa, doce mas não em excesso, e perfeitamente capaz de, mais do que uma sobremesa, ser uma refeição completa, porque enche bastante. LOL!
A receita original dizia para usar whisky, mas eu substitui por baileys para o sabor ser mais do agrado de toda a gente, no entanto ainda quero experimentar a versão original, claro está que é só mesmo o sabor, porque todo o alcool evapora durante a confecção.


Como prometido, esta é a primeira receita que vou por aqui, vou fazer as conversões porque as medidas não estão em sistema metrico, no entanto aconselho quem se quiser dedicar à cozinha, mesmo que só esporadicamente a comprar um conjunto de colheres de medida e um conjunto de taças tambem de medida.

RECEITA:

Ingredientes:
- Croissants de compra (daqueles pequeninos, há em saquinhos que se compram nos hipermercados e que trazem varios) (Eu usei dois, mas depende do tamanho da travessa (refractaria) que usarem) partidos com as mãos aos bocados.
- 1/2 cup açucar (64 gr)
- 2 colheres de sopa de água
- 1/2 cup de natas(+/- 100 gr - meio pacote)
- 1/2 cup de leite meio-gordo (quantidade igual à de natas, recomento que ponham as natas num copo, vejam a medida e façam a mesma medida de leite)
- 2 colheres de sopa de whisky (eu usei baileys)
- 2 ovos grandes batidos.

Preparação:
- Pré-aqueçer o forno a 180º.
- Passar manteiga (não muita) no tabuleiro que vai ir ao forno e colocar no seu interior os bocados de croissant.
- Numa panela pequena, misturar o açucar com a àgua sobre lume medio até o açucar dissolver, com uma trincha ou pincel lavar com um pouco de àgua as paredes da panela para retirar os cristais que se formam. Deixar cozinhar sem mexer até se formar um caramelo de cor dourada não muito escura (cerca de 5 minutos).
Retirar do calor e misturar (mexendo sempre) as natas, o leite e o baileys. Cozinhar em lume lento até que o caramelo solido que se formou se dissolva.
- Numa taça de tamanho medio, mexer os ovos até estar uma mistura uniforme. Devagar e sem parar de mexer (caso contrario fica com ovos mexidos) juntar o caramelo quente - volto a dizer: SEM PARAR DE MEXER.
- Despejar a mistura sobre os croissants e deixar repousar durante 10 minutos, pressionando ,quando necessario, os croissants, para os manter submersos.
- Colocar no centro do forno durante 20 minutos, ate estar com um aspecto fofo e dourado.
- Depois de retirar deixar repousar 10 minutos e servir.

Espero que gostem!! E...Não Catia, não me esqueci de ti!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Saudades...

Saudades da vida militar...
Hoje fui convidado para ir ao meu antigo quartel para uma festa! Uma daquelas festas onde normalmente eu tinha que trabalhar...mas hoje sentei-me e comi!! Comi porco no espeto! Uma daquelas coisas fantasticas que toda a gente deve experimentar. Fatias fininhas de carne de porco, perfeitamente assada, cortadas à medida que a superficie do porco vai ficando assada, banhadas depois com um molho fantastico...Que delicia! Só tenho a louvar o meu antigo camarada e sempre amigo Mendes, por se ter lembrado de me convidar, afinal, mais do que o prazer pela carne tão saborosa que ele preparou (é ele na imagem a cortar o porco, mas tambem foi ele que o preparou para assar e assou) foi o prazer de rever amigos que já não via há algum tempo.

Mas há mais... o Mendes, (que acompanha este blog) é caçador, e faz com alguma regularidade montarias a javalis, como tal, achou por bem trazer-me um "naco" de javali, para que eu, com esse produto fantastico, possa fazer um prato não só bom mas tambem bonito que seja publicado neste espaço.

Este foi o desafio lançado, que eu com todo o gosto e orgulho aceitei! E orgulho não só por um amigo me pedir para publicar no meu blog um prato, entregando-me para isso um produto de primeira qualidade, mas tambem, e principalmente, pelo facto de ele ser um cozinheiro fantastico, não, mais do que isso, ele pelas capacidades de gestão de uma cozinha pode e deve ser chamado de "chef".

Assim, Mendes, aqui fica o meu publico agradecimento por tudo, não só por hoje mas por tudo, ao longo dos anos. OBRIGADO! Até dia 15!

domingo, 21 de novembro de 2010

Projecto conjunto.

Pois, eu sei, devia estar a estudar "gestão", mas eu penso sempre assim, o que não sei tambem já não vou aprender, por isso mais vale descontrair, alem disso isto é uma frequencia, há sempre a outra hipotese... (não, não há! Nem quero pensar nisso!)

Enfim, escrevo esta mensagem e depois vou ler uma ultima vez os apontamentos.

Então, este bolo foi a Rute que fez, é um bolo normal, seco, tipo "pão de ló", com recheio de doce de morango, eu limitei-me à decoração, que é simplesmente um merengue "chamuscado".
Nada de muito complicado, mas dá jeito ter certas coisas que habitualmente não existem nas cozinhas de casa, como é o caso do maçarico, sem o qual não teria conseguido fazer este efeito.
As "estrelas" são feitas de restos do bolo.

Aproveito para dizer que já muita gente me pediu para por aqui as receitas, atendendo a isso, a partir de agora, vão começar a aparecer uma ou outra receita, de qualquer forma, se aparecer alguma coisa de que queiram ter a receita façam o favor de pedir. Entre outras coisas é tambem para isso que serve o espaço de "comentarios".


Bom..."Teoria Geral da Administração"!! Sim, continuo no curso de enfermagem, mas não parece pois não?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fruta e gelo!!!

Quase parece não é verdade? Quase parece que meti esta tangerina no congelador e que saiu assim, mas não, esta tangerina esta coberta com rebuçado transparente de sabor a baunilha, e o que é giro, é partir com a colher a cobertura e comer a fruta suculenta e macia ao mesmo tempo que se trinca o crocante do rebuçado.

Este já quase parece um prato digno do "El Bulli"! ( Calma, calma, eu disse quase, lol!)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Não consegui resistir!!

Pois é, não resisti, mesmo tendo muito que estudar tive que experimentar a maquina nova.

Foi uma experiencia rapida e para primeira vez até nem correu mal, fiz raviolis e spaghetti, e até ficaram com um sabor bem agradavel.

O spaghetti está pendurado num cabide (saber improvisar é caracteristico dos portugueses) cozi algum só para provar e guardei o resto para cozer amanha para o almoço. Os raviolis só fiz quatro, usei como recheio queijo mascarpone, e ficaram bons.

Claro está que a pratica leva à perfeição, mas para primeira experiencia acho que não esta mal!


Feliz natal!!!!

A minha namorada é a melhor do mundo!!!
Esta é uma prenda de natal antecipada!
Uma magnifica maquina de "pastas". Agora, "pasta" fresca vai ser um dos meus pratos especiais, lasanha, ravilois, spaghetti, fettuccine, etc.

Só tenho pena de não a poder experimentar já, mas infelizmente, preciso de me preparar para o infeliz acontecimento de dia 22 - Frequencia de Gestão em Enfermagem!

Mas fiquem atentos, em breve, muito em breve, as "pastas" vão começar a aparecer por aqui.

Obrigado doce!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hell's Kitchen!!!

Não, desta vez não trago fotos de iguarias, embora o tema desta mensagem se relacione tambem com comida.
Esta é só para falar de um dos meus programas preferidos, e correspondentemente um dos meus chef's favoritos: HELL'S KITCHEN e GORDON RAMSAY.
Este tipo é simplesmente um genio, ingles, há nove anos consecutivos considerado o melhor chef de Inglaterra, tem tres estrelas michelin, um feitio indescritivel e com um sucesso avassalador.
Tem varios programas de televisão, livros e restaurantes.
Não posso dizer muito mais, mas recomendo, mesmo para quem não gosta de cozinhar, que veja um episodio de Hell's Kitchen , it's very entertaining!

domingo, 14 de novembro de 2010

Evolução!!!

2ª experiencia com Isomalte!

Parece-me que há evolução em relação à primeira, não acham?

A base é um daqueles deliciosos bolos de chocolate, mas de facto, aqui esta só a servir para segurar estas construções de aspecto alienigena.

Salmão no forno.

Posta de salmão no forno, acompanhada de batatas cozidas e salada de espinafres com abacate e pevides.

O salmão tem uma crosta de endro e coentros. Ficou no ponto, nada seco mas perfeitamente cozinhado.
A salada foi a primeira vez que fiz, vi a receita no programa da Nigella Lawson e como tinha os ingredientes resolvi experimentar, acabou por se revelar uma surpresa muito agradavel, muito macia, principalmente se for feita com folhas de espinafre baby, com uma acidez no ponto conseguida pelo "vinagrete" de lima, e com um aveludado conseguido pelo abacate bem maduro, e depois é giro encontrar o crocante e o salgado das pevides.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

E mais chocolate...FONDANT DE CHOCOLAT!

Bem, a brincadeira anterior foi só o aproveitamento de restos, porque o grosso do chocolate foi para estas delicias!

FONDANT DE CHOCOLAT!

Pequenos "queques" de chocolate que se comem habitualmente quentes, e que quando se partem tem um interior de chocolate liquido que parece lava, por isso são tambem chamados "Lava cake".

São mesmo muito bons! E mesmo depois de frios são fantasticos, uma vez que o centro continua a ter uma consistencia um pouco liquida.


Peço desculpa se as fotografias não são fantasticas, mas não é facil!

Chocolate...

O chocolate é realmente algo de magnifico!
 Esta foi só uma experiencia!
Um aro de bolo de chocolate com gelado de nata e molho de caramelo!
Até nem ficou mal, mas tem de ser aperfeiçoado ( o aro não ficou muito perfeito ).

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ISOMALTE...

Ok, as coisas estão a apertar! Trabalhos e frequencias, não há tempo para cozinhar, por isso não tenho publicado nada, mas hoje...

Hoje comprei uma embalagem de isomalte! O isomalte é um açucar especial que dá para fazer aquelas construções giras e artisticas que vemos na televisão em programas como "Ultimate Cake off"".

Eu experimentei, e foi só mesmo para experimentar porque tenho uma frequencia de saúde materna e obstetricia na segunda-feira e ainda me falta ver o ultimo conjunto de Powerpoins para depois começar a rever tudo novamente.

Por isso, a imagem não é nada de especial, mas quis partilhar esta primeira experiencia, assim podem acompanhar a evolução.

domingo, 7 de novembro de 2010

Aletria!

Como a refeição ia ser capellini, a Rute decidiu que a sobremesa tambem ia ser, e portanto fez aletria.
No momento em que escrevo isto ainda não a provei depois de fria, mas a colher que lambi quando acabou de a fazer estava muito boa, e o cheiro é óptimo.

Quanto à decoração...lol!

Continuando em italiano...Piatto principale!

Ontem a sobremesa e a entrada, hoje o prato principal!

Rapido e facil, até porque tenho muito que estudar, mas principalmente muito bom, cappellini con gamberetti e pepite pettine. ( Traduzindo: massa tipo aletria com camarão e nuggets de vieira. - As vieiras são moluscos bivalves)
A massa foi primeiro cozida e depois salteada num wok.
Na imagem até pode parecer muito, mas como o cappellini é tão fino, esta foi a refeição de duas pessoas.

sábado, 6 de novembro de 2010

Não tem nome, mas hoje foi dia de inspiração italiana.

Mais uma entrada! um "poço" de creme de espinafres e mascarpone, com uma gema escalfada no centro, coberto com parmigiano reggiano ralado, e aquecido com manteiga de gambas.

É quase obsceno para um futuro enfermeiro, que devia preconizar uma alimentação saudavel, planear, executar e comer um prato destes. Sou culpado! Nada tenho a dizer em minha defesa, a não ser...talvez...
                                 
                                                        "É MUITO BOM!"

Piccola torta al cioccolato e caramello.

Va bene, a receita não é italiana, de facto até é uma criação minha, mas hoje voltei a pensar no quanto eu gostava de aprender a falar italiano. A sonoridade das palavras em italiano seduz-me e leva-me numa especie de relaxamento por treino autógeno de Schultz.

A tristeza invade-me quando penso nos destinos que são propostos para a viagem de finalistas - Praia! Fora da europa! Estes são os criterios! ( o que "eles" querem dizer é: Brasil!)
Bastardi! Como é possivel tanta futilidade? Eu gosto de praia tanto como qualquer outra pessoa (de facto até nem gosto assim muito, preferia que as praias fossem relvadas) mas tendo uma oportunidade de ir a qualquer sitio...

Enfim, pequenos delirios, pequenas explosões temperamentais, provavelmente provocadas, ainda que inconscientemente, pelas dificuldades com que este 3º ano de curso me presenteia.

Seja como for, pequeno bolo de chocolate, com molho de caramelo!
Muito fofo! Muito bom! Muito doce!
Até a banana sorri!

Pudim de banana!

A verdade é que apesar de já ter muito equipamento e produtos um pouco fora do normal para uma cozinha de casa, acontece-me muitas vezes faltarem-me coisa.( As proximas aquisições preve-se que sejam uma maquina de "pastas" e uma de algodão doce)

Neste caso, apesar de ter todos os ingredientes para a receita, faltaram-me bananas para depois enfeitar o prato, por isso tive que inventar um pouco, só para dar um ar mais interessante. lol!

Este é então um pudim de banana, bastante agradavel, não muito doce, o que faz com que não se torne enjoativo. A receita, como muitas outras por mim já executadas, é da "pâtissière" Leonor de Sousa Bastos, cujas criações são sempre...Incriveis!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Trufas negras...mas de chocolate!

Bom, aqui esta, uma pequena delicia de chocolate! O nome de trufas que estas pequenas delicias receberam, na decada de 20, vem da semelhança com as trufas verdadeiras (fungo subterraneo que é vendido a preços exorbitantes e cujo aroma é inconfundivel, ainda assim e a titulo de curiosidade as trufas brancas são muito mais caras, por serem tambem muito mais raras).

Estas trufas, estilo francês, são feitas de uma ganache de chocolate e cobertas com cacau em pó.
Eu não aprecio particularmente o chocolate negro, mas a Rute sim, e por isso este doce foi mais para ela, ainda assim, depois de provar até as achei bem agradaveis. Provavelmente ficam bem a acompanhar um café!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tartes de Baileys.

Simplesmente... Baileys é sempre bom, e estas tartes não são excepção!
Pensei... se fosse usar um dos sete pecados mortais para definir este doce, mais do que a "gula" seria a "luxuria"; estas pequena maravilhas são... quase sentimos que temos que nos confessar depois de as comer.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Depois a sobremesa...

Bom, para sobremesa peguei em alguns dos profiteroles que fiz ontem e fiz uma brincadeira.
Estes profiteroles estão recheados com molho de caramelo (foram recheados com uma seringa, afinal tenho que fazer justiça ao nome do blog) e depois "enfeitados" tambem com molho de caramelo.

Esta foi, se assim se pode chamar, uma fraca tentativa de Croquembouche (bolo tradicional frances, habitualmente usado em casamentos, baptizados, etc.) LOL!!!

O molho de caramelo é muito bom, quando se mete na boca uma daquelas pequenas bombas, na primeira dentada é como uma explosão de caramelo.


Enfim, gulodices!

Primeiro a Entrada...

Bom, hoje ao almoço, para entrada decidi fazer ceviche (prato de origem peruana baseado em peixe e/ou marisco cru marinado em sumo de limão ou outro citrino (ou outro acido), de facto o objectivo é cozinhar o peixe no acido.))

Nunca tinha feito mas apesar de tudo não saiu mal, é uma boa forma de comer o peixe.
Este ceviche foi de lombos de pescada, camarão, e abacate, como era a primeira vez decidir ficar pelo classico e usei como acido sumo de limão.Acrescentei tambem um pouco de azeitonas.

Na foto, a acompanhar estão "nachos" de compra, que é uma boa forma de comer esta entrada, mas tambem fica bem em pequenas tostas ou bolachas araruta.

È suposto este ser um prato bastante picante, habitualmente um dos ingredientes são jalapeños, mas a Rute não aprecia o muito picante e como tal limitei-me a espalhar por cima um pouco de flocos de malagueta.