domingo, 28 de novembro de 2010

"Pudding" de Caramelo e Croissant

O "Pudding" é tipicamente inglês, e existem 1001 variedades! Esta receita é da Nigella Lawson e apareceu na revista "Food & Wine" deste mês. Esta revista é a que patrocina o Famoso Reality Show americano "Top Chef" que recomendo vivamente que vejam porque se aprende muito.
Mas voltando à sobremesa, nunca tinha tentando, e apesar de ter semelhanças com um pudim de pão, não sabia que sabor esperar, por isso quando provei fiquei surprendido. Nada enjoativa, doce mas não em excesso, e perfeitamente capaz de, mais do que uma sobremesa, ser uma refeição completa, porque enche bastante. LOL!
A receita original dizia para usar whisky, mas eu substitui por baileys para o sabor ser mais do agrado de toda a gente, no entanto ainda quero experimentar a versão original, claro está que é só mesmo o sabor, porque todo o alcool evapora durante a confecção.


Como prometido, esta é a primeira receita que vou por aqui, vou fazer as conversões porque as medidas não estão em sistema metrico, no entanto aconselho quem se quiser dedicar à cozinha, mesmo que só esporadicamente a comprar um conjunto de colheres de medida e um conjunto de taças tambem de medida.

RECEITA:

Ingredientes:
- Croissants de compra (daqueles pequeninos, há em saquinhos que se compram nos hipermercados e que trazem varios) (Eu usei dois, mas depende do tamanho da travessa (refractaria) que usarem) partidos com as mãos aos bocados.
- 1/2 cup açucar (64 gr)
- 2 colheres de sopa de água
- 1/2 cup de natas(+/- 100 gr - meio pacote)
- 1/2 cup de leite meio-gordo (quantidade igual à de natas, recomento que ponham as natas num copo, vejam a medida e façam a mesma medida de leite)
- 2 colheres de sopa de whisky (eu usei baileys)
- 2 ovos grandes batidos.

Preparação:
- Pré-aqueçer o forno a 180º.
- Passar manteiga (não muita) no tabuleiro que vai ir ao forno e colocar no seu interior os bocados de croissant.
- Numa panela pequena, misturar o açucar com a àgua sobre lume medio até o açucar dissolver, com uma trincha ou pincel lavar com um pouco de àgua as paredes da panela para retirar os cristais que se formam. Deixar cozinhar sem mexer até se formar um caramelo de cor dourada não muito escura (cerca de 5 minutos).
Retirar do calor e misturar (mexendo sempre) as natas, o leite e o baileys. Cozinhar em lume lento até que o caramelo solido que se formou se dissolva.
- Numa taça de tamanho medio, mexer os ovos até estar uma mistura uniforme. Devagar e sem parar de mexer (caso contrario fica com ovos mexidos) juntar o caramelo quente - volto a dizer: SEM PARAR DE MEXER.
- Despejar a mistura sobre os croissants e deixar repousar durante 10 minutos, pressionando ,quando necessario, os croissants, para os manter submersos.
- Colocar no centro do forno durante 20 minutos, ate estar com um aspecto fofo e dourado.
- Depois de retirar deixar repousar 10 minutos e servir.

Espero que gostem!! E...Não Catia, não me esqueci de ti!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita!
Todos os comentarios, opiniões e sugestões são bem vindas.