domingo, 19 de dezembro de 2010

Jantar LGP

Ontem tive o prazer de receber mais uma vez em minha casa os meus antigos colegas dos sabados de manha. Novamente tive a oportunidade de cozinhar para eles e tentar criar um menu que os pudesse satisfazer. Espero ter conseguido! Se deu trabalho? Deu! Se me deu prazer? Sem duvida! Não me importo de repetir, é cansativo, passei o dia todo a cozinhar, mas o resultado final deixou-me razoavelmente satisfeito, e de facto até acho que desde o ultimo jantar evolui bastante em termos de organização e portanto apesar de ter estado sempre ocupado ainda tinha tempo para respirar.

Seja como for, esta mensagem (que promete ser longa) serve para apresentar o menu e isso é o que vou passar desde já a fazer.

1º PRATO - AMUSE BOUCHE.

Aquele que já é quase um classico (afinal já o tinha servido no outro jantar, lol!), é um "cone com gelado de camarão e contros, recheado de queijo creme".


2º PRATO - ENTRADA

Deste não tenho foto, mas já existe uma semelhante neste blog. "Bruschetta com cebola, courgette e beringela, em pão torrado regado com bastante azeite e polvilhada depois com queijo parmesão ralado e mangericão picado".

3º PRATO - SOPA

Então, como sopa servi um "Consomé de camarão com raviolis caseiro recheados de queijo mascarpone." Uma sopa leve, só para "preparar" o estomago para os pratos seguintes.

4º PRATO - CARNE

Este prato foi dedicado ao meu amigo Mendes, que me deu os ingredientes e pediu para fazer qualquer coisa de bonito com eles e publicar aqui. Espero não te ter desiludido!
Passo então a explicar: Puré de castanhas (não se vê, esta dentro da courgette), por cima do puré uma mistura de carne de Javali e cogumelos de 3 especies, cozinhados lentamente no forno, em panela de barro durante cerca de 2 horas.
A acompanhar, um tomate-salada, ou seja, um tomate recheado de folhas de agrião e temperado.
Eu gostei, espero que os comensais de ontem tambem tenham gostado.
Nesta foto falta o molho que foi colocado em volta da courgette.

5º PRATO - LIMPA-BOCA

Para tirar o sabor do prato de carne antes de passar ao de peixe servimos num copo de shot  "sumo de maça com caviar de maça".

6º PRATO - PEIXE/MARISCO

Como prato de marisco servimos "massa tipo aletria com camarões e com um molho de camarão e manteiga", tudo servido em ramequins.

7º PRATO - SOBREMESA 1

Para primeira sobremesa servimos um leite creme em miniatura, não muito doce, que eu considerei ser a forma certa de fazer a transição do salgado para o doce.
Felizmente desta vez já não precisei de o estar a queimar com uma faca quente uma vez que já tenho o meu maçarico de cozinha, tornando tudo muito mais rapido.

8º PRATO - SOBREMESA 2

Para segunda sobremesa, ou melhor dizendo, a sobremesa principal, servimos um "Fondant/Petit Gateau de chocolate, acompanhado por uma bola de gelado de nata e pure de morango", a decoração é chocolate branco.
E este estava bastante bom, o pure de morango dava um contraste acido que eu achei agradavel.

9º PRATO - SOBREMESA 3

Como ponto final na refeição servi o que se vê na imagem, são "bolas de gelatina de chocolate recheadas de puré de morango". O contraste de texturas é uma surpresa, e apesar de nunca as ter feito antes gostei muito. Parecem cerejas, lol. Espero que todos tenham gostado.

Enfim, e assim terminou, falta-me a imagem do rebuçado estaladiço de Halls que fiz para o final da refeição, mas fica para uma proxima mensagem.
Resta-me dizer que o "repasto" foi acompanhado com "sangria de champagne e frutos vermelhos" (Numa proxima mensagem vou publicar a receita.), e vinho tinto "Herdade do Pinheiro", entre outros que agora não recordo.

Espero sinceramente que todos os que estiveram no jantar tenham gostado, tenho pena dos que não puderam estar, mas fica para uma proxima vez.
Para tudo o que correu menos bem as nossas sinceras desculpas, pela vossa ajuda no após jantar o nosso muito obrigado.

Aos meus amigos que possam ler isto e não se incluam no grupo "LGP", não fiquem zangados, vai chegar a vossa vez, LOL!

4 comentários:

  1. O jantar estava óptimo!!! Foi a minha 2ª experiência do Chef Sérgio e se no 1º jantar tinhas colocado a fasquia alta não te preocupes porque conseguiste superar!! O jantar estava fantástico!! Neste jantar mostraste de facto uma evolução em termos de organização mas de técnica também!! As bolas de gelatina são mais que prova disso mesmo... incríveis e completamente inesperado!
    Não desistas de cozinhar!
    Osh: saltos altos
    :)

    ResponderEliminar
  2. lol espero bem que sim :)

    bruno

    ResponderEliminar
  3. Acredito que esse jantar tenha sido um sucesso. Acho que me fazia de convidado, uhmmm... tantos pratos delicioso.
    Curiosidade: LGP significa?

    Um abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Devo dizer que não conhecia o blog e estou extasiada a olhar para cada foto e cada promenor, tudo lindo, digno de um chefe. Vou vir cá muitas e muitas vezes para me deliciar :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita!
Todos os comentarios, opiniões e sugestões são bem vindas.