Então, a entrada de vieiras, servida numa concha de vieira, é realmente muito simples:
INGREDIENTES (para duas pessoas)
5 vieiras pequenas por pessoa.
1 tomate maduro
3 dentes de alho
um ramo de salsa
5 a 10 bolachas de água e sal
30g de manteiga (aprx.)
sal
PREPARAÇÂO
1 - Esmagar as bolachas. (eu meti dentro de um saco plastico e esmaguei com as mãos)
2 - Picar o alho.
3 - Pelar o tomate. ( a forma mais facil de o fazer é com uma faca fazer um corte em cruz na base do tomate e depois introduzir dentro de uma panela de agua a ferver durante poucos segundos até a pele começar a sair.
4 - Com a faca picar o tomate e colocar dentro de uma taça.
5 - Picar a salsa e juntar ao tomate.Juntar uma pitada de sal.Reservar.
6 - Numa frigideira derreter lentamente a manteiga. Uma vez derretida juntar o alho e uma pitada de sal e mexer. Juntar as bolachas esmagadas e mexer até toda a manteiga ser absorvida. Desligar e reservar.
7 - Pré-aquecer o forno a 180º.
8 Nas conchas de vieira fazer uma cama com o tomate e colocar por cima as 5 vieiras.
9 - Cobrir com a bolacha.
10 - Levar ao forno cerca de 15 minutos.
Retirar e comer imediatamente. As vieiras ficam perfeitamente cozinhadas e deliciosas. Atenção para não exagerar na salsa porque pode ficar um sabor ligeiramente amargo.
Para o jantar propriamente dito preparei lombinhos de pescada com batatas cozidas em azeite e com o resto do tomate fiz uma especie de vinagrete para acompanhar.
INGREDIENTES:
2 lombinhos de pescada.
4 a 5 batatas cortadas em cubos.
1 c. cha de funcho.
2 sementes de cardomomo.
1 estrela de anis.
Pimenta preta em grão (aprx. 6)
Pimentão doce.
Sal
Azeite
vinagre balsamico
PREPARAÇÃO:
1 - Numa panela com água colocar o funcho, a pimenta, as sementes de cardomomo e o anis, temperar com um pouco de sal e levar a lume forte até ferver e depois baixar. Deixar ferver cerca de 20 minutos para fazer uma especie de caldo de especiarias.
2 - Passados os 20 minutos coar a água colocar de novo na panela e introduzir os lombos de pescada, deixar em lume brando cerca de 15 minutos. Verificar a cozedura do peixe e retirar do lume.
3 - Entretanto colocar as batatas numa panela e colocar azeite suficiente para as cobrir. Misturar uma c. de chá de pimentão doce e mexer. Para este passo é necessario um termometro porque a temperatura do oleo não pode passar os 85º, de forma a que as batatas fiquem cozinhadas mas sem se desfazerem e sem fritarem que é o que pode acontecer se a temperatura aumentar muito. (o termometro que eu usei aqui foi um que comprei no IKEA, é de sonda, tem alarme e foi muito baratinho). Quando a temperatura chegar aos 82º desligue o lume e deixe baixar até aos 75º depois volte a ligar (sempre em lume brando). Este processo com batatas cortadas desta forma demora aproximadamente 20 minutos. Quanto maiores as batatas mais tempo.
Eu sei que isto parece dar muito trabalho mas de facto até nem é muito, e o sabor compensa.4 - Ao resto do tomate que usei nas vieiras juntei 1 c. sopa de vinagre balsamico e 2 c.sopa de azeite.
E está pronto, depois foi só empratar como se vê na foto.
O peixe ficou impregnado com o sabor das especiarias e estava excelente, e as batatas... só experimentando!
Que bela refeição, ficou mesmo apetitosa e as vieiras já não como umas à imenso tempo.
ResponderEliminarBeijinhos
Penso que só comi Vieiras 1 vez ....nunca preparei na minha cozinha, mas posso dizer-te que as tuas ficaram com um aspecto delicioso....
ResponderEliminarfico a seguir-te e agradeço-te o teu comentário. espero que voltes sempre.
Beijito/ Tuquinha
Acabo de ver outra receita com vieiras, será que estamos na altura delas? Eu gosto bastante mas já há algum tempo que não como mas com algumas sugestões a aparecer começo a pensar nisso. Boa semana.
ResponderEliminarGostei imenso do aspecto da tua refeição, bem apetitosa!
ResponderEliminarHoje e' o dia das vieiras nos blogs : ) Estão com um aspecto delicioso, como eu gosto bastante a receita esta prefeita para mim.
ResponderEliminarBeijinhos
Agora ía que nem ginjas amigo. Estás lá!
ResponderEliminarhttp://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/
Só a entrada enche o olho...
ResponderEliminarBjokinhas,
Rita
Bem, com uma entrada de cinco vieiras fica-se jantado ;-)
ResponderEliminarUma sugestão: pode ter muito menos trabalho quando quiser confitar (e correr menos riscos) se usar o forno em vez do fogão. Estabiliza a temperatura desejada, com a comprovação do termómetro pois os termostatos dos fornos raramente são de confiança e depois é sópôr lá as batatas ou o que for pelo tempo que quiser. E já agora, batatas confitadas merecem mesmo o azeite em vez do óleo; ficam supimpas!
Sérgio
ResponderEliminarVamos ver se eu entendi: vc não sabia o que fazer para o jantar e fez uma comidinha super 'simplizinha'... Tá doido, é? Esso pra mim é cardápio de festa! Chique vc, hein???
Ah, e sobre o panetone salgado, já postaram lá algumas receitas.
Vc não quer experimentar?
Aguardo
Bj
Deborah
www.delicias1001.com.br
PANETONE - http://www.delicias1001.com.br/2011/01/desafio-quem-tem-receita-panetone.html
Hum...que bom aspecto! O teu blog deixa água na boca!! Continua assim ;)
ResponderEliminarObrigada pela tua visita ao meu blog...
Estou a estudar medicina...quem sabe se não seremos colegas de trabalho!
Beijinhos*
Olá Sérgio,
ResponderEliminarSabes que nunca experimentei fazer vieiras? E o seu aspecto é tão lindo, tenho de fazer um dia. As tuas têm tudo o que eu gosto ;-) Beijinho
Otra forma de preparar las vieiras ....son una delicia ....de cualquier forma y a mi me encantan ....desde VIGO ESPAÑA .saludos MARIMI
ResponderEliminar