segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Costeletinhas...

Costeletas de borrego com pure de trufas!
Ora bem, ai está uma coisa que eu realmente adoro, estas pequenas costeletas de borrego. Quando vejo no menu de um restaurante ( o que é raro) peço sempre, mas as vezes apanho cada desilusão...
Portanto decidi aventurar-me e tratar eu do assunto, além disso queria as costeletas como aparecem na televisão, assim com o osso à mostra, todas bonitas (acho que se chama "á francesa").
Enfim, a Rute fez-me uma surpresa e eu tratei de as preparar, elas vinham inteiras porque ela fez questão de dizer no talho para não as limparem nem separarem porque eu queria fazer isso.
Então, depois de limpar o osso, deixei-as temperadas durante a noite em vinho branco com alho francês, uma cebola, uma rodela de limão e outra de laranja, 2 cravinhos, meia duzia de grãos de pimenta preta, uma folha de louro, 4 ou 5 folhas de menta e algum tomilho.
Hoje ao jantar sequei a carne e coloquei-a na frigideira para dourar um pouco, em seguida levei ao forno (com um pouco de sal e pimenta e borrifada com azeite) a 180º com um termometro enfiado na carne e retirei quando a temperatura interna chegou aos 70º.
Deixei repousar um pouco e separei as costeletinhas.
Entretanto tinha preparado um pure de trufas e pinhões, claro está que eu não tenho possibilidade de comprar trufas frescas e portanto ralei trufas secas (que são baratinhas) e juntei um pouco de azeite de trufas as batatas esmagadas, um pouco de sal e pimenta e levei ao lume, juntei leite até ficar com a consistencia que eu gosto. No final acrescentei alguns pinhões. A carne ficou (modestia à parte) optima, sem o sabor forte do borrego que desagrada a tanta gente, e o pure... não sobrou nenhum!

(Clique na imagem para aumentar)

Mas o mais giro do prato é a costrução que esta por cima da "salada" de rebentos! Aquilo que se vê é uma muito fina capsula de uma mistura de açucar isomalte com glucose  que no seu interior tem azeite, e que quando se parte tempera a salada. Bem giro não acham?

13 comentários:

  1. Sérgio,
    Ai que delicia que ficarammmm.... Adoro fazer cá em casa, as tuas estão um primor. A apresentacao 5* Eu a ver estas maravilhas, e a começar uma alimentação sadia. Assim não aguento hehehe. Parabens pelo lindo trabalho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Sérgio, se conseguiste tirar aquele gosto caracteristico do borrego, crias um acompanhamento delicioso e digno de uma aula de ciência viva, na minha opinião está perfeito, os meus parabéns!
    Beijinhos :)

    http://cozinhadaduxa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver que pelo andar da coisa temos chef e não enfermeiro. Parabéns mais uma vez.

    ResponderEliminar
  4. Oi Sérgio para mim antes te quero enfermeiro pois eu gosto muito desses meninos...mas a receita está um Must! um beijo++

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia Sérgio.
    Venho agradecer as visitas e comentários no meu blog e acompanhar também este teu espaço tão recheado de coisas boas.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Sérgio sou eu outra vez sabes gosto muito de pedir quando preciso seja pouco ou muito isto é só um niquinho...será pedir muito para tirares as tuas letrinhas para se comentar. Um beijo++

    ResponderEliminar
  7. A foto é digna de uma ementa de um grande restaurante... e quanto ao sabor acredito que deve ser divinal, apesar de pessoalmente não apreciar muito a carne de borrego.

    beijinhos e parabens pelo prato

    ResponderEliminar
  8. ADORO ESSAS COSTELETAS...AINDA HÁ PARA MIM?
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Já estou fã das receitas que aqui estão.
    Esta especialmente fez-me gostar um pouco mais de borrego, raramente compro.

    A cápsula para o tempero é interessante, vende-se?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo blog. Cheguei aqui através da Raquel e gostei imenso do que vi, que apresentação!! A Rute é uma sortuda por ter um homem a cozinhar estas maravilhas. Já agora dá uma olhadela no meu blog. Bons estudos e bons cozinhados e um Ano Novo cheio de coisas boas. Beijinhos
    Celeste

    ResponderEliminar
  11. Olá Sérgio
    Venho agradecer e retribuir a visita ao meu espaço.
    Adorei conhecer o teu, receitas muito saborosas e fotos bem bonitas.
    Bimbar? já sabes tens que colocar aqui algo para vermos...hehehe
    Até já
    bjsss

    ResponderEliminar
  12. ATRAVES DOUTRO BLOG , FIQUEI A SABER QUE NESTA COZINHA EXISTE UM GATO, E COMO ADORO GATOS , VIM VER SE O VIA, MAS DEVE ESTAR ESCONDIDO, DEVE SER TIMIDO...
    UMA BEIJOCA PARA ELE.
    BJS

    ResponderEliminar
  13. Também eu sou fã de costeletas de borrego... e as tuas estão um apetite!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita!
Todos os comentarios, opiniões e sugestões são bem vindas.