sábado, 8 de janeiro de 2011

Prato vegetariano???

Como provavelmente já repararam não existem neste blog muitos pratos vegetarianos, isto porque eu não sou e porque não sou muito dado a comida vegetariana, talvez por nunca ter comido muita, claro que gosto de soja e produtos feitos à base de soja, e gosto de legumes e leguminosas (quase todas) mas não tenho por habito comprar a não ser para acompanhamento, nunca para prato principal.
No entanto hoje uma amiga pediu-me para pensar nisso, e eu assim fiz. Como estava na hora do jantar pensei em tentar fazer alguma coisa vegetariana e rapida (tenho que estudar) e o que saiu foi uma coisa realmente basica - spaghetti com molho de tomate e legumes salteados.

A receita do molho de tomate foi muito basica e rapida, utilizei esta  (do blog arcadossabores - via PTITCHEF) mas fiz alguma alterações, usei polpa de tomate (um pacote de 200ml), juntei uma colher de chá de açucar porque estava um pouco acido, umas gotas de tabasco e 3 folhas de mangericão.

Enquanto o molho reduzia e apurava fiz pequenas bolas de courgette e cenoura para saltear em azeite até ficarem cozinhadas mas ainda crocantes. Coloquei as cenouras primeiro por serem mais duras, quando prontas retirei e reservei, depois a courgette, e no final os cogumelos laminados (de lata). Juntei tudo numa taça, temperei com sal e pimenta e reservei.

No final foi só montar o prato. Tanto eu como a Rute ficamos bem. Estava muito saboroso!
Talvez da proxima vez faça um molho agridoce para envolver os vegetais.
Enfim, a partir de agora vou começar a fazer mais pratos adequados a quem siga uma dieta vegetariana.

11 comentários:

  1. Muito bem eu gostei!!! Por mim ficava bem com esse prato mas cá em casa os meus homens procuram sempre carne no prato!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. PARA MIM ESTA UM PRATO PERFEITO , MESMO AO MEU GOSTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de massas, a apresentação está excelente!

    ResponderEliminar
  4. O prato tem uma apresentação muito bonita!
    Aqui por casa o vegetariano não tem lugar pk com 3 crianças já se sabe que os vegetais são só na sopa senão não os comem. Os adultos ca de casa gostam e abusam nas saladas.

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  5. Olá Sérgio,

    Gosto muito da apresentação dos seus pratos.

    Bj, Carla

    ResponderEliminar
  6. AS blogueiras que estão participando da dieta coletiva vão adora esse prato!!!
    Bjos!!!

    ResponderEliminar
  7. Amigo, cá estou eu. Já coloquei o seu link no meu blog. Se quiser fazer o mesmo fico-lhe agradecido, senão, paciencia... não tem problema.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá, gostei da escolha dos ingredientes, sou suspeita, pois adoro misturar massas com legumes, tomate e mangerição foi o toque de mestre, perfeito!
    Em resposta ao teu comentário, se tiveres Bimby poderás amassar lá o pão,da seguinte maneira:
    colocas 1º a água no copo prog.2 minutos/vel 1 / 37º, adicionas a farinha preparada e prog. 15seg / vel6. depois amassas 3 minutos na vel.espiga.
    Eu tenho uma Tefal XXL, permite fazer pães até 1500g, tens as mais pequenas que fazem pães até 1000g, depende das tuas necessidades, outra marca que oiço dizer muito bem é a do LiDL, penso que faz pão até 1200g e quando aparecem na loja vendem-se á volta dos 50 euros, aí tens que estar atento a ver quando há promoções.
    Na altura que comprei a minha há 2 anos, tinha sido eleita como produto do ano 2009, li na Proteste e optei por ela custou-me 109 euros, agora estão mais baratas.Espero ter ajudado qualquer dúvida dispõe.
    Boa sorte para a frequencia, o meu filho mais velho também tem uma frequência amanhã:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Sergio,

    Retribuindo sua visita ao EternosPrazeres, deixo meus parabéns pelo seu blog, e digo que já me tornei seguidora, pois o que vi aqui prova que a sua cozinha é criativa e original,

    Um abraço,
    Boa Noite,
    Renata Boechat
    http://eternosprazeres.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Eu também não sou adepto a comida vegetáriana, uso legumes mais para acompanhar ... Mas tenho que dar uma mudada na minha comida rsrsrsrs..

    Obrigado pelas visitas em meu blog ...

    abraço
    Daniel Deywes

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita!
Todos os comentarios, opiniões e sugestões são bem vindas.