sábado, 1 de janeiro de 2011

Reveillon e Sapateira.

NOVO ANO! E aqui estou eu, depois de acordar tarde e ainda sem muito apetite decidi vir aqui por alguma coisa sobre o que se comeu cá em casa ontem à noite.

Bom, o que para mim já é tradição comer na passagem de ano é sapateira! Esta receita que vou deixar é um pouco diferente porque não tem medidas, isto porque eu faço como aprendi ao ver o meu pai fazer (de facto acho que isto é o mais proximo que tenho de uma receita de familia). Lembro-me bem de estar ao lado dele a ver a preparação, a "vampirizar" o conhecimento e a tecnica e a aperceber-me dos segredos.

Pois bem vou então partilhar esta receita de sapateira.
Ingredientes
Uma sapateira.
2 ovos.
Picles.
6 camarões medios.

Habitualmente compro a sapateira nas grandes superficies, congelada e já cozida por ser mais facil. Elas já veem com um peso definido que é aproximadamente 800g. O segredo é tentar escolher a que parece mais pequena mas pesa mais porque essa é a que vem mais recheada.
Depois de deixar descongelar a sapateira, de lhe retirar todo o recheio etc. ponho dois ovos a cozer (2 ovos por cada sapateira) junto com meia-duzia de camarões.
Tiro do frasco de picles 2 "ramos" de couve-flor e 4 ou 5 rodelas de cenoura.
Depois de tudo cozido e separado pico com a faca a carne da sapateira, os camarões, os ovos e os picles(não gosto de usar uma picadora ou a bimby porque gosto de encontrar alguma textura no final, não quero que pareça uma papa e porque sempre foi assim que vi o meu pai fazer) e junto tudo numa taça.

Agora os temperos...
Aqui o melhor é ir juntando aos poucos e provando com frequencia para decidirem quando está do vosso agrado. (eu prometo que um dia vou medir tudo).
- Mostarda (eu uso sempre "Savora")
- Ketchup
- Umas gotas de Molho ingles (molho Worcestershire)
- Uma "tampa" de Whisky

Habitualmente ponho aproximadamente o dobro de mostarda do que de ketchup; o molho ingles é adicionado gota a gota e o whisky é tambem adicionada pouco a pouco podendo não ser necessario usar todo.

E pronto, fica uma delicia, não há muito mais a dizer. Se experimentarem espero que gostem.

6 comentários:

  1. Sérgio fica uma maravilha assim a tua sapateira,vou experimentar,bjiokinhas e um bom ano de 2011 com tudo de bom ;-D

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Só tentei fazer uma vez e tive uma trabalheira....
    Vou anotar estas dicas pois eu adoro sapateira com um pãozinho torrado com manteiga...huuummm!!
    Bom Ano de 2011 e muitas receitas neste cantinho e já agora bom curso.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Essa receita eu também conheço =)... tenho que provar a tua para fazer uma comparação e ver qual é a melhor ... se a tua, ou a do pai ;).

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Hummm...deve ter ficado divinal, hei-de seguir as tuas dicas, normalmente uso cerveja preta, e nunca experimentei adicionar camarão.
    Beijinhos :)

    Duxa

    ResponderEliminar
  5. Ola feliz Ano 20111

    Adoro o recheio da sapateira também of aço mas um pouco difrente.

    parabens pelo seu trabalho estou conhecendo seu blog pela 1 vez e estou apreciando, prabens pelo seu trabalho aqui apresentado.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Viva,
    Tenho uma questão.. Comprando uma sapateira congelada como podemos verificar se esta está própria para consumo? No outro dia comprei uma que tinha algumas manchas pretas no interior da carapaça estava estragada?..

    Abraço

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita!
Todos os comentarios, opiniões e sugestões são bem vindas.