quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Risotto com o sabor das minhas memorias...

Pois, mais uma vez tive que fazer o jantar. lol! Decidi fazer qualquer coisa relativamente rapida mas menos banal e portanto pensei num rissotto, mas de que?
Olhei para dentro do frigorifico e vi um chouriço com um sabor a fumo bem intenso e pensei que talvez desse um bom resultado.
Portanto depois de tirar a pele ao chouriço, cortei-o em pedacinhos e reservei, em seguida piquei algumas folhas de coentros e reservei tambem.
Entretanto coloquei ao lume um litro de água com dois caldos de galinha, (não tinha caldo de galinha caseiro no congelador) e começei a tratar do arroz (usei arroz carolino porque tambem não tinha arbóreo e de facto funciona muito bem).
Piquei uma cebola media e dois dentes de alho, coloquei uma frigideira ao lume com azeite e deitei o alho com o azeite ainda frio (para não queimar) e logo de seguida a cebola. Quando começou a cheira, e a cebola a ficar translucida deitei uma chavena de chá de arroz e deixei ficar (mexendo com frequencia) aproximadamente 5 minutos.
Em seguida deitei sobre o arroz uma concha de sopa de vinho branco e mexi o arroz com cuidado mas sem parar até o liquido evaporar. Uma vez evaporado acrescentei uma concha de caldo de galinha continuando a mexer até o liquido evaporar novamente - repeti esta operação 3 vezes - normalmente não é preciso mais, mas a melhor forma de saber é ir provando o arroz. Antes de deitar a ultima concha deitei uma colher de chá de pimentão doce e mexi só para dar um pouco de cor e acentuar o sabor fumado.
Antes do caldo da ultima concha evaporar por completo acrescentei o chouriço e os coentros, mexi  e desliguei o lume, imediatamente depois de desligar coloquei um pouco de manteiga e queijo de cabra (bem seco) ralado e mexi para incorporar.

Está pronto a servir.
E não é que assim que meti na boca a primeira garfada senti o sabor de Tras-os-Montes?  Os sabores das aldeias onde o fumeiro ainda é feito da forma tradicional e onde a matança do porco é uma festa.
A minha boca encheu-se de recordações da minha terra natal.
Estava realmente muito bom!

16 comentários:

  1. O que um simples chouriço nos leva!!! Tabém adoro enchidos e tenho boas recordações de uma matança de porco em Reguengos de Monsaraz ...
    Ficou um prato bem simples mas requintado!!

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está uma comidinha fácil e que só pode ser das boas e com cheirinho a casa então... nasci pelas tuas bandas e a casa da minha avó tinha esse cheiro... e que bom que era comer a chouriça assada em grelhas de ferro bem velhinhas com as brasas lá por baixo ao nível do chão e ver uma panela de ferro a fumegar lá ao fundo com a sopa de couve e carne. oh que me fizeste lembrar bons tempo e só de falares no cheiro ai ai ai como isto anda

    ResponderEliminar
  3. Tb gosto qd a comida traz boas memórias :)

    ResponderEliminar
  4. Que belo rissoto... Esta com um aspecto delicioso Sérgio. Também me lembro das matanças de porco que o meu avo fazia. Mas nao conseguia ver dava-me uma pena ver os porcos a chorarem : ( Mas gosto de comer carne de porco rsrsrs.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Sérgio
    O teu risoto ficou com um aspecto óptimo, gostei da ideia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. OI vim retribuir a visitinha!
    Esse parece mesmo esta muito bom, pena que eu não como chouriço.
    Bjos!

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto! Se fechasses os olhos estavas em Trás-os-Montes não? :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá mais uma vez...

    Obrigado pelo teu comentário no meu cantinho...

    Este tipo de arroz e principalmente chouriço é muito apreciado cá em casa, ou não fosse-mos nós do norte...

    Mas o verdadeiro apreciador deste tipo de enchidos é o meu marido, levoa areceita comigo para lhe fazer...

    jinhos e obrigado

    ResponderEliminar
  9. Risoto é tudo de bom , esse ficou show!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs,Andréa..

    ResponderEliminar
  10. Olá Sérgio, gostei da descrição quase poetica do momento em que provas o teu risotto, na verdade cheiros e sabores são capazes de nos transportarem a lugares e épocas distantes, quase como por magia não é?
    Olhando para o teu prato tenho a certeza que ficou uma delicia!
    Beijocas:)

    ResponderEliminar
  11. Tem realmente um aspecto delicioso ;-))
    Nunca fiz risotto, mas um dia destes tenho mesmo que experimentar, estou cada vez mais curiosa com este prato.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Bello risotto Sérgio.
    Também lembrou-me os sabores da minha terra.
    Saudades...............

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita!
Todos os comentarios, opiniões e sugestões são bem vindas.